Vereadora Camila destaca matéria que institui Política Municipal de incentivo ao esporte feminino e outras pautas

Durante expediente da sessão ordinária dessa sexta, 11 de agosto, a vereadora Camila apresentou Projeto de Lei de sua autoria, que fixa as diretrizes e metas para a implementação da Política Municipal de incentivo ao esporte feminino no Município de São João da Fronteira.

A matéria tem por finalidade estimular as mulheres de todas as idades a praticarem regularmente esportes como: handebol, capoeira, jiu-jitsu, vôlei, futebol, entre outros, de forma a propiciar mecanismos e ideias que alavanquem o esporte feminino no âmbito do Município.

A matéria enumera como diretrizes da política de incentivo ao esporte feminino, princípios como: esforço de inclusão social, busca de construção coletiva de resultados, respeito a diversidade e estimulo a autonomia da pessoa humana.

Estando entras as metas, a implementação da oferta do esporte feminino: nos projetos ligados ao esporte educacional oferecidas às estudantes da rede municipal de ensino; em pelo menos 30% dos projetos implantados nos equipamentos esportivos da administração direta e indireta, nos parques e próprios municipais em todas as modalidades e em todas as categorias de uma específica modalidade; em torneios, eventos, e campeonatos patrocinados pelo Poder Público Municipal.

A vereadora defendeu a importância da matéria em razão da perspectiva histórica de desigualdade de gênero à qual enfrentam as mulheres de uma forma geral e, no caso específico, quanto à efetividade da prática esportiva.

[...] a Igualdade de gênero é um direito humano básico, e no esporte a disparidade entre os sexos fica mais evidente. O envolvimento da mulher na pratica esportiva, se deu de forma lenta, por anos de lutas e resistência. Mesmo com os avanços e quebras de paradigmas, a maior parte de atletas são homens.

A vereadora pautou ainda a campanha do Agosto Lilás, e a reflexão sobre mulheres em situação de violência, enfatizando a importância da conscientização da população sobre as formas de violência contra a mulher.

A vereadora comunicou ainda sobre workshop de amamentação, promovido pela mesma dia 02 de setembro e com inscrições de 07 a 18 de agosto.